26 de janeiro de 2012

Como escolher um Cão

Olá amigos que curtem o blog XLABRADOR!
Estamos chegando na centésima postagem de nosso blog que maravilha!
Obrigado a todos aqueles que contribuíram para aumentar a turma da matilha.

Sendo assim vamos para publicação de n.º 100.


Como escolher um Cão

Ter um cão é para muitos um desejo, mas quando se está prestes a concretizá-lo, há que equacionar bem algumas questões para que o sonho não se torne um pesadelo. Ter um cão verdadeiro não é o mesmo do que ter um cão de peluche, portanto, a primeira pergunta que se impõe é esta: ‘Está mesmo preparado para ter um cão?’ 
Se a resposta for afirmativa, passemos à fase seguinte. 
Seguem-se algumas dicas para que a sua opção seja ponderada e não um mero impulso de última hora, um capricho de quem quer apenas companhia por algumas horas. 
Lembre-se de que se trata de um ser vivo que necessitará de atenção e de cuidados durante toda a sua vida. Deve escolhê- lo não pela sua beleza, mas em função do temperamento, o dele e o seu. Informe-se sobre as várias raças e veja até que ponto o carácter do cão se adequa ao seu ritmo de vida. Avalie ainda qual a sua ‘utilidade’, ou seja, aquilo que pretende dele, se é para servir de companhia ou se quer um cão de guarda. 
Conheça também as necessidades de ocupação e de actividade física do animal. 
Não se esqueça: o cão precisa de viver num ambiente seguro, seja dentro ou fora de casa; gosta de ter um cantinho só seu, reservado, para se alimentar e para dormir, e necessita que cuidem da sua higiene. Se a tudo isto somar amor e carinho, por certo, o animal vai adaptar-se ainda mais facilmente ao seu novo habitat.

Você já pensou em adotar um cão de rua?
Siga pelo twitter: @xlabrador

Cães observadores

Cães observadores

Na nossa vida estamos muitas vezes a ser observados, sem darmos conta. 
Somos observados por amigos, por desconhecidos, por chefes, por colegas e agora até pelos cães. 
Segundo uma pesquisa da Universidade de Milão, os cães observam o comportamento dos humanos para conseguirem benefícios mais facilmente, isto é, eles observam e selecionam as pessoas a quem vão pedir guloseimas. 
Consoante o comportamento que temos para com os outros, somos avaliados também pelos cães. 
O teste foi realizado a 100 cães e consistiu na colocação de dois cientistas numa sala, onde também estavam os cães com os seus donos. 
No local, os cientistas comiam cereais e salsichas e eram interrompidos por outras pessoas durante a refeição. Um deles partilhava a sua comida com os demais, o outro não. Quando soltaram os cães a maioria aproximou-se do cientista mais generoso, aquele que dividiu a sua refeição. Dois terços dos cães soube diferenciar quem foi gentil e quem foi egoísta.
Duvida que o cão não sabe contar

18 de janeiro de 2012

Curiosidades caninas

Confira agora algumas:

  • Os cães suam através das patas e do focinho.
  • Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.
  • Os cães são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, do que um que esteja parado.
  • Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.
  • Os cães vêem a cores, mas não tão nitidamente como os humanos.
  • Quando os cães têm dores de estômago, comem relva para vomitar.
  • Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da cama. Apenas saía para ir buscar
  • Os cães suam através das patas e do focinho.
  • Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.
  • Os americanos gastam mais dinheiro em comida de cão do que em comida de bebê.
  • Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da cama. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.
  • Os cães machos urinam com muito mais frequência do que as cadelas. Isso porque a urina também age, em parte, como marcador de seu território.
  • Na hora da refeição, o cão é mais receptível a ensinamentos. Um filhote aprende mais rápido seu nome quando você o chama para se alimentar.
  • Os cães da raça grandes têm um aparelho digestivo muito sensível. O menor stress pode causar amolecimento das fezes ou diarréias.
  • Comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.
  • Os cães machos urinam com muito mais frequência do que as cadelas. Isso porque a urina também age, em parte, como marcador de seu território.
  • Na hora da refeição, o cão é mais receptível a ensinamentos. Um filhote aprende mais rápido seu nome quando você o chama para se alimentar.
  • Os cães da raça grandes têm um aparelho digestivo muito sensível. O menor stress pode causar amolecimento das fezes ou diarréias.
  • Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo.
  • Os pastores australianos são os cães mais espertos do mundo.
  • Os cães têm cerca de 100 expressões faciais e a maior parte delas é feita com as orelhas. Os Bulldogs e Pitbulls têm apenas 10. Por essa razão, eles são muitas vezes mal compreendidos pelos outros cães.
  • Os cães lambem a água e a língua enrolada para trás funciona como uma concha para levar água à boca.
  • Quando o cão fica ofegante, o faz para amenizar o calor e equilibrar a temperatura corporal.
  • Em geral os machos pesam cerca de 10% mais que as fêmeas da mesma raça.
  • O cão nasce com os olhos e ouvidos selados fisicamente.
  • Os cães da raça Basenji, de origem africana, são os únicos que não latem e gostam de subir em lugares altos, como os gatos.
  • Os cães da raça Greyhound, conhecidos cães de corrida, podem atingir a velocidade de 70 km por hora.
  • FONTE: SLIDE BOM

10 de janeiro de 2012

10 dicas para preparar seu pet para o verão

Com o tempo mais quente, os dias mais longos e algumas horinhas de folga, é comum a quantidade de passeios com pets aumentar nesta época do ano. Além de saudável, aproveitar o verão com o seu animal de estimação faz bem para ele e pra você.
Seja por passeios tranquilos ou brincadeiras mais divertidas, a atenção que você dá ao pet reflete diretamente no bem-estar que essas atividades irão proporcionar aos dois. Que tal aproveitar as férias e se divertir com o seu animalzinho? Os especialistas do Meu Amigo Pet  dão as dicas de cuidados que não podem faltar:
1. Antipulgas e Anticarrapatos
Antes de levar seu pet para passear, esteja em dia com o tratamento antipulgas e anticarrapatos. Isto evita que ele se contamine ou mesmo contamine o pet de terceiros.
2. Rasqueadeiras e pentes
Antes de levar seu pet a locais públicos, escove o seu pelo. Isso evita que o pelo dele se solte, incomodando outras pessoas.
3. Focinheira para tempo mais quente
É prudente colocar focinheira no seu pet para transitar com ele em locais públicos. Algumas marcas desenvolveram focinheiras a base de redes, que deixa o focinho mais arejado, próprios para essa época mais quente do ano.
4. Frisbie, disco de arremesso ou lançador de snack
O velho anel de arremesso nunca sai de moda e é a brincadeira favorita dos donos de pets nos parques mundo afora e hoje há muitas novidades no mercado de brinquedos para pets.
5. Kit recolhedor de sujeira
É muito aconselhável que ao passear com seu bichinho, você tenha sempre em mãos um kit com saco para recolher sua sujeira. Além de educado, é um ato de consciência social.
6. Snacks
Alimentar seu pet em passeios longos pode evitar que ele fique irritado. Pensando nisto, alguns fornecedores criaram embalagens práticas para que você consiga carregar a comida para onde quer que vá.
7. Bebedouros portáteis
Tão importante quando alimentar e recolher a sujeira de seu pet, é mantê-lo sempre hidratado. Já existem no mercado soluções inteligentes para transportar a água para qualquer lugar.
8. Guia retrátil
Para facilitar a vida de seu bichinho (e principalmente a sua) foram inventadas guias retráteis. São coleiras flexíveis que esticam o tamanho de suas cordas, permitindo que seu pet corra sem você precisar correr junto.
9. Bolsa de transporte
Para cães de raças menores, é comum levar o animalzinho para passear no colo. Hoje já existem bolsas de transporte super confortáveis e com abertura para respiração do bichinho.
10. Passeio
A última dica é passear muito com seu animalzinho. Isso o ajuda a gastar energia e aliviar o stress das horas em que ele fica preso dentro de casa ou mesmo longe de você.

Consultoria: Meu Amigo Pet, loja virtual especializada em artigos para o universo dos pets. 
Foto: Thinkstock/Getty Images

4 de janeiro de 2012

ADOTE UM VIRA-LATA

Cães e gatos disponíveis para adoção


Do NE10
O projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), “Adote um Vira-Lata”, realiza o 2º Evento de Adoção de Cães e Gatos. Animais saudáveis, esterelizados ou com a cirurgia de castração agendada e sem custos estarão disponíveis para serem adotados no Parque de Exposições do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, no próximo sábado (7), das 9h às 17h.

Para adotar o animal, é necessário ser maior de idade e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Durante o evento, os organizadores também irão promover o "Animal Solidário", um mutirão para arrecadar ração e medicamentos. O 2º Evento de Adoção de Cães e Gatos terá a participação de grupos e organizações não-governamentais (ONGs) de proteção aos animais. Mais informações, na página www.adoteumvira-lata.blogspot.com.

Quem quiser participar, o projeto também está precisando de colaboradores voluntários tanto para o evento quanto para auxiliar no manejo e preparo de cães e gatos no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), que fica em Peixinhos, em Olinda. Os interessados devem entrar em contato com a protetora Neuma, 9239.6674.

2 de janeiro de 2012

Recife Opções de hotéizinhos para seus cães e gatos.

Para quem vai viajar nas férias e decidiu não levar o pet, uma opção é deixá-lo em um hotelzinho. Aqui você confere algumas opções de pet shops e clínicas veterinárias que oferecem o serviço, com preços, telefones e endereços dos locais.

Clube dos Bichos Pet Shop

Preço promocional - R$ 30 para cães de qualquer porte

Endereço: Avenida Domingos Ferreira, 809, Boa Viagem. 
Fone: (81) 3465-7459
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h; e sábados, das 8h às 15h.

Plantão Veterinário Dr. Rogério de Holanda

Cães pequenos e médios - R$ 15 
Cães grandes - R$ 20 

Todo cão que entra tem que usar um repelente contra pulgas e carrapatos, cuja aplicação custa:

Cães pequenos e médios - R$ 15 
Cães grandes - R$ 25


Endereço: Av. Visconde de Albuquerque, 488, Madalena.
Fone: (81) 3236.2190
Horário: Funcionamento 24h 

Bicho Mimado


De segunda a quinta:
Cães pequenos - R$ 15 
Cães médios - R$ 20 
Cães grandes - R$ 30 a 35
 
Sexta, sábado e domingo:
Qualquer cão - R$ 150 o pacote


Endereço: Avenida Caxangá, 2020, Cordeiro. 
Fone: (81) 3228-4178
Horário: a pet shop abre de segunda a sábado, das 8h às 18h; a clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Planet Pet


Cães pequenos - R$ 25
Cães médios e grandes - R$ 30 
Cães grandes - R$ 30 
Gatos - R$ 30


Endereço: Rua Barão de Souza Leão, Boa Viagem. 
Fone: (81) 3462-6308
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 19h

Cão Q Ri

Tipo uma "creche", fica aberto apenas no horário de funcionamento do shopping e cobra por hora, com valor fixo para cães ou gatos de qualquer porte.

Primeira hora - R$8
Excedentes - R$4


Endereço: Shopping Center Recife 
Fone: (81) 3325-1595
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e das 12h às 20h aos domingos.

Companhia dos Bichos - (Vagas a partir de meados da 1ª semana de janeiro)

Cães pequenos e médios - R$ 35

Endereço: Avenida 17 de Agosto, 1953, Casa Forte. 
Fone: (81) 3268-1503
Horário: a clínica abre de segunda a sexta, das 9h30 às 17h, e das 9h às 12h aos sábados; a loja funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Dog Center - (Vagas a partir de 4 de janeiro)

Cães pequenos - R$  20 (sem alimentação) e R$ 22 (com alimentação)
Cães grandes - R$ 25 (sem alimentção) e R$ 28 (com alimentação)
Gatos - R$  20 (sem alimentação) e R$ 22 (com alimentação)

Para feriados, é preciso agendar com um mês de antecedência


Endereço: Rua General Edson Amâncio Ramalho, 63, Boa Viagem. 
Fone: (81) 3467-8006
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Petit Pet (Vagas a partir de 7 de janeiro)        

Cães pequenos - R$ 30 
Cães médios - R$ 35 
Cães grandes - R$ 40 
Cães gigantes - R$ 50
Gatos - R$ 30


Endereço: Avenida Hélio Falcão, 165 - Boa Viagem
Fones: (81) 3465.1168
Horário: De segunda à sexta.feira, das 8h às 18h; e nos sábados, das 8h às 16h

Amigo Bicho - (Vagas a partir de 8 de janeiro)
Cães pequenos - R$ 35

Endereço: Rua Sansão Ribeiro, 131, Boa Viagem. 
Fone: (81) 3462-0818
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados, das 8h às 18h.


Dica: Procure saber de outras pessoas como foi a hospedagem do cão e gato no hotelzinho, veja o atendimento, se é limpo, o cuidado com cão, procure ir de 2 a 3 vezes no local.


Boas férias.