27 de abril de 2012

Parque de Exposições recebe feira de adoção animal neste sábado


O Parque de Exposições de Animais, localizado no Cordeiro, Zona Oeste do Recife, recebe este sábado (28) uma feira de Adoção de Cães e Gatos saudáveis, promovida pela Secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Organização Não Governamental Adote um Vira Lata.

O evento acontece das 9h às 17h e contará com vários animais que estarão à espera de um novo dono. Os interessados devem atender alguns requisitos como ser maior de 18 anos e apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.

Além da feira, também haverá a ação Animal Solidário que consiste na arrecadação de ração e medicamentos para os animais carentes.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

23 de abril de 2012

Cachorro fica horas em cima de telhado enquanto o dono trabalha

Todos os dias, o cão Axel sobe no telhado e fica lá por cerca de cinco horas. O cachorro não renuncia ao “dever” de acompanhar o dono, Richard, e vai com ele trabalhar, consertando os telhados de imóveis na cidade de Norfolk, na Inglaterra.
O cachorro já virou atração no lugar. Pedestres costumam dar uma conferida no telhado, quando se deparam com Axel, para ver se é isso mesmo o que estão vendo. E alguns motoristas chegam a sair do carro para fotografar o animal.
Richard garante que o cachorro, uma mistura de labrador e rotweiler, já aprendeu a subir sozinho.
- Quando ele era filhote, nós tínhamos que carregá-lo até o alto. Mas ele aprendeu logo a subir os degraus sozinho - contou.
O cachorro ganha uma forcinha para descer
O cachorro ganha uma forcinha para descer Foto: Reprodução / The Sun
Quando finalmente chega ao topo, Axel se acomoda e passa o resto do dia observando o trabalho do dono. Às vezes, fica entediado e sai para dar uma voltinha.
- Ele prefere estar no telhado, do que esperar sentado no banco traseiro da van - assegurou Richard.
Quando está muito quente, não é raro que o dono do imóvel onde Richard está trabalhando convide Axel para descansar lá dentro. E muitas pessoas chamam o cachorro para um lanchinho ou um carinho.
Segundo Richard, o cachorro é bem ágil, não tem medo de altura e nunca caiu do telhado.
- Ele certamente não se assusta com a altura. Isso não o preocupa - assegurou ele.
Ele sobe sozinho
Ele sobe sozinho Foto: Reprodução / The Sun
Axel fica lá, quietinho
Axel fica lá, quietinho Foto: Reprodução / The Sun
O animal sobe no telhado para ficar com o dono
O animal sobe no telhado para ficar com o dono Foto: Reprodução / The Sun
O animal vira atração onde quer que esteja


18 de abril de 2012

Cães e outros bichos-terapeutas ajudam ser humano a cuidar da saúde

Nem só de cavalos é feita a terapia com animais. Outros seres de quatro patas (e até os duas asas) são usados para ajudar o ser humano a cuidar de sua saúde e a lidar com suas limitações.
O denominador comum a todas as terapias com bichos é a facilidade de estabelecer vínculos com os animais e o conforto emocional que eles trazem, segundo o fisioterapeuta Vinícius Ribeiro, diretor da ONG TAC (Terapia Assistida por Cães).


Manoelina Santa Lúcia, 81, como a Boston-Terrier Madá, na associação Recanto da Vovó, em Cotia (SP)

As características de cada espécie são usadas para criar diferentes estratégias de tratamento. Por exemplo, aves, como o papagaio, são boas em terapias com autistas.
"A criança faz um ruído e a ave imita. É um retorno sensorial muito grande", diz a psicopedagoga Liana Santos.
Tartarugas entram em jogos de tabuleiro para ajudar casos de agitação excessiva e de ansiedade -e haja paciência para esperar o bicho percorrer as casas até chegar ao ponto estabelecido.
Coelhos anões são usados para desenvolver a coordenação motora: segurar aquela bolinha de pelos macia e que não para de se mexer é um ótimo exercício.
As grandes estrelas, no entanto, são os cães. Além da empatia fácil, o hábito cultural de tratar o cachorro "como gente" faz dele um mediador de conflitos.
"O animal é um catalisador de emoções, a pessoa expressa seus sentimentos por meio dele: diz que quem está triste, cansado, chateado é o cachorro", exemplifica Ribeiro.
Os cães também podem ser adestrados para objetivos terapêuticos específicos -de fazer fisioterapia com o paciente a reconhecer quando a pessoa precisa de afeto.
Em alguns países, há cachorros sendo treinados para serem cuidadores de idosos com Alzheimer. "Eles evitam, por exemplo, que a pessoa saia sozinha e se perca", conta Ribeiro.
A presença de um cão também provoca a liberação de hormônios ligados a sensações prazerosas.
"Estudos com autistas mostram que o convívio com o cachorro aumenta a liberação de oxitocina, hormônio ligado ao afeto e à interação social", diz o fisioterapeuta.
Nesse clima, até uma cansativa sessão de fisioterapia parece ser feita sem esforço. "Que criatura. A gente vê nos olhos dela que está gostando", diz Manuelina de Moraes Santa Lúcia, 81, beijando sua "treinadora", a pug Filó, 3, depois de passar quase uma hora fazendo exercícios com os cães da TAC.

13 de abril de 2012

Cães e gatos estarão à espera de um dono na primeira feira de adoção de animais

Neste sábado acontece a primeira edição da feira de adoção de cães e gatos do grupo Crueldade Nunca Mais Pernambuco. Será na Praça Souto Filho, também como a “praça dos cachorros” e fica ao lado do Parque da Jaqueira, na rua do Futuro, das 9h às 14h.
Cerca de 50 animais, todos vermifugados, estarão à espera de um novo dono. Entre eles, vários gatos e cães abandonados do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e de abrigos que estão superlotados e precisam conseguir adotantes para seus animais.
O movimento CNM visa também exigir uma reforma na lei com uma punição mais rigorosa para quem comete crime de maus tratos. Segundo Rodrigo Vidal, presidente do grupo, para adotar um animal basta ser maior de idade e apresentar documento de identidade, além do comprovante de endereço.

11 de abril de 2012

Vídeo mostra cadela pulando em piscina para salvar seu filhote

86495e4449a3db777267ea7c84c261bc.jpg


Um vídeo postado no Youtube mostrando um filhote de cachorro tentando, em vão, sair da piscina e a mãe dele pulando na água para resgatá-lo está bombando entre os internautas.

A cena já recebeu mais de 250 mil visualizações e pode ser assistida abaixo
As histórias têm muito mais exemplos da fidelidade dos cães que dos amigos .