Desde o nascimento é como a mãe se comunica com seus filhotes recém nascidos, como ela estimula-os a começar a respirar e como ela os limpa quando eles nascem, por isso é muito importante para a sobrevivência de filhotes. Na natureza e em cães domésticos, você vai perceber que vai lamber em volta da boca da mãe assim como filhotes recém-nascidos eles ainda mantém esse instinto.
É também uma espécie de gesto de submissão, os membros mais subordinados de um grupo irão lamber os membros mais dominante e é importante na manutenção da harmonia do grupo. Os cães também lambem porque gostam do sabor salgado da pele do proprietário e por força do hábito. Principalmente, com os cães domésticos, é um sinal de afeto.
Lambendo libera endorfinas, e é agradável, que dá aos cães uma sensação de conforto e prazer - assim como as pessoas se sentem quando estão mordendo as unhas - alivia o stress. Se o seu cão lamber você é puramente um sinal de afeto, uma maneira de diminuir isso é ignorar a lambida, caso isto seja uma sensação muito desagradável a você. Nunca dar atenção a lambida. Se o seu cão lamber, então você imediatamente se levanta e caminha até outra sala. Você quer ensinar seu cão que quando ele lambe a pessoa vai sair da sala. Quando seu animal de estimação começar a lamber, você sai do ambiente. Com a repetição ele irá parar de lamber.
Se um cão fica cronicamente lambendo-se, pode ser porque ele está entediado, ansioso, tem problemas de pele como alergias ou pode estar sentindo dor em suas patas ou outras partes de seus corpos. Você deve se certificar de que seu cão está recebendo estímulo e carinho suficiente e excluir qualquer infecções ou alergias, visitando o seu veterinário.
#Ficaadica
Nenhum comentário:
Postar um comentário