Uma das coisas que pode incomodar os donos de animais de estimação são os pelos que se espalham pela casa. É normal que gatos e cachorros, ao menos duas vezes por ano, passem pelo período de troca da penugem, mas exatamente neste momento é que são necessários alguns cuidados importantes com o pet e com a higiene do ambiente. Produtos de limpeza vendidos em lojas especializadas podem auxiliar.
Para evitar transtorno neste período, quem tem um bichinho em casa pode encontrar em alguns pet shops produtos próprios para evitar alergia nos animais, e que auxiliam a retirada dos pelos nos móveis. Além dos desinfetantes naturais, rolinho adesivo e esponjas auxiliam na limpeza.
A psicóloga Juliana Falcão, 29 anos, é dona de dois persas, Alice, de 4 anos, e Guizmo, de 5. Ela cuida frequentemente dos dois e da limpeza do lar. "Quem tem persa geralmente tem muito pelo espalhado na casa. Eu uso o rolo adesivo que limpa bem sofá, cama e até roupas. Procuro levá-los para dar banho a cada três semana ou um mês. Em termos de pelos, essa raça é a que dá mais trabalho, mas vale a pena".
Mesmo sendo uma natural, a queda de pelos pode ser acelerada por fatores como estresse ou alergia. “Quando o cão e o gato estão no período de troca de pelo, outros nascem no lugar dos que morrem, de maneira uniforme. Quando nenhum cresce e a pele começa a aparecer, é sinal de que a causa é doença ou alergia”, explica a veterinária da clínica e pet shop Petit Pet, Adriana Leão.
A empresária Lúcia Lira Pereira, 55 anos, percebeu que Akira, um labrador de nove anos, estava se coçando com muita frequência até que a pele da cachorrinha começoou a ficar aparente. “A queda de pelo era muito grande. Aí percebi que não era uma coisa normal e procurei um veterinário”, conta. Depois de alguns exames, foi diagnosticado problema na tireoide. “Ela agora está bem melhor. Toma remédios e usa xampu natural. Para limpar a casa agora uso produtos neutros.”
Além dos cuidados como escovação e banho, a alimentação correta e de qualidade também ajuda a prevenir doenças e deixa a penugem mais forte e saudável. A psicóloga Mírian Leão, 30 anos, percebeu que a mudança na ração de seu gato persa Sean Lennon, de um ano e três meses, diminuiu a queda e a formação de nós nos pelos. “Percebo que com vários tipos de ração a queda é maior, aí comprei uma ração própria para a raça dele e notei logo a mudança. O pelo está mais brilhoso, cai menos e cria bem menos nós”. Além desses cuidados, Mírian procura fazer hidratação periódica em Sean.
O professor do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Teixeira, alerta que o uso de tintura pode ocasionar o enfraquecimento e a queda de pelos. “As pessoas devem evitar pintar os cachorros e o excesso de banho, que podem tornar o pelo mais frágil”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário