28 de outubro de 2010

Carrapatos


Olá amigos do Blog xLabrador!




Mais cedo ou mais tarde, todo cachorro vai ter. Muitas vezes eles chegam de mansinho, sem o dono notar. Dias depois, multiplicam-se e espalham-se nas orelhas, no dorso, no focinho. E não ficam por aí. Invadem jardins, quintais e, às vezes, até almofadas e lençóis. O inimigo silencioso é o carrapato, parasita capaz de transmitir doenças graves que chegam a levar os animais à morte.
Carrapaticidas industriais, a base de inseticidas, não podem ser usados continuamente porque podem causar alergias e ainda se acumulam no corpo do animal. Depois de anos de uso, o bichinho pode ter problemas reprodutivos e hepáticos. Para a prevenção contra os carrapatos e pulgas, uma boa alternativa é o uso de produtos fitoterápicos, eficazes e seguros para o uso a longo prazo. Uma das plantas mais usadas é a citronela, um capim da família do capim-limão e do capim-cidreira. 

1 -Receita contra carrapato em animais:
Preparado de Citronela ou Erva Cidreira (Capim Limão) c/álcool
Preparo:

apanhar folhas e talos do capim limão, esmagar até obter caldo esverdeado, acrescentar 100 ml de álcool para fixar as propriedades ativas.  Deixar descançar por 24 horas, acrescentar 1 litro de água + 2 colheres de sal, mexer e depois pulverizar sobre o carrapato. No dia seguinte os carrapatos começarão a secar e haverá queda dos mesmos. O efeito residual é longo.

Fonte: Programa Globo Rural.


2 -Receita contra carrapato em animais
Caso você tenha acostumando seu cão com comida caseira, acrescentar alho, 3 (três) dentes por refeição, pois o alho vai direto na corrente sanguínea.

3 -Receita contra carrapato em animais
Aplicar no local onde o cão dorme e passar a maior do tempo Cloro, Sal e Vinagre... é tiro e queda!

4 -Fiprolex
Fiprolex Drop Spot Fiprolex® Drop Spot é um ectoparasiticida de rápido efeito letal a base de fipronil, indicado para o controle de pulgas e carrapatos
Fiprolex Drop Spot Fiprolex® Drop Spot é um ectoparasiticida de rápido efeito letal a base de fipronil, indicado para o controle de pulgas e carrapatos. Através de um prolongado efeito residual é capaz de manter os cães livres das pulgas pelo período de 1 a 3 meses (dependendo do grau de contaminação do ambiente) e em gatos por até 5 semanas. Em cães, Fiprolex Drop Spot mantém os animais livres de carrapatos por até 30 dias.

5 - Coleira anti pulgas e carrapatos
Com essas coleiras basta você colocar no pescoço, existem varias marcas. 
Previne, Kiltix, Preventef ou Preventic.
Veja sempre com seu veterinário qual a melhor opção.


Em breve vamos postar sobre a doença do carrapatos.
siga no twitter @xlabrador

Um comentário:

  1. Oi! Adorei este post, muito importante falar disso!

    Eu tinha uma labradora preta que infelizmente faleceu ha 2 anos...ela era linda e muito educada.

    O que voce acha de trocarmos banners de parceria?

    Beijos

    ResponderExcluir