9 de outubro de 2012

Hospital do Recife vai utilizar cães para auxiliar no tratamento de pacientes

Do NE10
Será lançado nesta terça-feira (9), às 8h30, o Projeto Cães Doutores no Hospital Barão de Lucena (HBL) que vai auxiliar no tratamento de crianças com dificuldades motoras e cognitivas. A sessão especial de Cinoterapia será realizada no pátio externo do hospital e vai contar com animais das raças Fox Paulistinha, Dachshund, Golden Retriever e Border Collie.

A expectativa é que o projeto beneficie os pacientes da pediatria, principalmente crianças com problemas neurológicos e algumas síndromes progressivas. “A Cinoterapia é um método no qual o cachorro atua como mediador do tratamento. Buscamos desenvolver, com o cachorro e a criança, brincadeiras que possam trabalhar a necessidade do paciente, como coordenação, movimento ou concentração”, explica a terapeuta ocupacional do HBL e cinoterapeuta Andréa Souza.

Para participarem da terapia, os cães precisam passar por uma série de trabalhos e testes que avaliam a socialização dos animais. A reação do cachorro em situações inusitadas e o comportamento diante de uma grande quantidade de pessoas também são testados pelos adestradores e terapeutas. Os cães foram cedidos pelo Kennel Club do Estado que está fazendo parceria com o projeto. 

A intenção é incentivar o tratamento na unidade hospitalar. "A Cinoterapia pode tornar o processo de hospitalização o menos doloroso possível”, complementa Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário